g2h

level

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Lenda do Cavalo Encantado




A Lenda do Cavalo Encantado

Em Alegrete, no Rio Grande do Sul, existe uma lagoa encantada, de águas paradas, nas margens da qual ninguém acampa nem passa perto. Dizem que dela salta uma bola de fogo na garupa dos cavaleiros que se atrevem a passar perto.
Dizem, também, que esta lagoa tem correntes presas ao fundo, que nem com muitas juntas de bois se consegue arrancar.
Nesta região, pertencente aos índios charruas, antigamente vivia jovem e bela índia por quem os mais bravos guerreiros apaixonavam-se. Um jovem da tribo, passando perto da lagoa, viu um magnífico cavalo parado, como à espera de ser laçado.
Pensou em levá-lo para a jovem e, assim, conquistar o seu amor. Aproximou-se devagar conversando com o animal, que continuou parado, tanto que o jovem guardou laço e boleadeira e procurou encilhar o animal, tirando os arreios do cavalo que montava.
Quando estava pronto, alçou a perna e montou de um salto só. O cavalo, ao sentir no lombo o peso do cavaleiro, disparou em direção à lagoa, levando seu cavaleiro para o fundo, desaparecendo para sempre.
A índia, ao saber do ocorrido, veio para a beira da lagoa chorar pelo jovem desaparecido.
Dizem que chorou tanto que suas lágrimas deixaram a lagoa salgada. É por isso que até hoje suas águas são salobras.
Esta lenda é da região de Lagoa Parobé, no Rio Grande do Sul.



2 comentários:

  1. muito bom,,,,,,,, a bruna de 5 anos adorou a lenda........

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia, meu filho de 7 anos precisou fazer um trabalho e disse que queria fazer sobre essa lenda, aprendi mais uma! linda estória !!!

    ResponderExcluir

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge